Já alguns meses andando pelos países europeus resolvi fazer uma pesquisa sobre sapatos e a diversidades entre eles.

Quando fui a Buenos Aires achei interessantes os sapatos usados pelas mulheres, os saltos eram mais largos e grosseiros, bem diferentes dos usados no Brasil. Depois de um ano fui a Santiago me deparei com os mesmos sapatos, e ai comecei a pensar que poderia ser pelo clima.

Quando cheguei a Lisboa, estava iniciando o outono, então estava quente, porém os sapatos tinham a mesma forma, onde as sandálias tinham saltos largos e grossos, de designer grosseiros. Daí tirei a conclusão que não era sobre o clima mas outro fator.

156002000576-0100-0

Luxemburgo outra cidade que fui, encantada com tanta elegância. Claro, a cidade é bastante empresarial, mas é linda de ver as pessoas bem vestidas nas ruas. E como a elegância era primordial, os sapatos era mais finos.

Milão polo da moda, que magnífica as lojas com todos os sapatos. Bem mais parecidos com os tradicionais sapatos que costumamos a ver no Brasil. Salto finos e altos.

E mais algumas cidades que passei como Paris, Barcelona e Madrid, e depois de analisar algumas coisa, percebi que as cidades tem um tipo de calçada que é padronizada por cidade. E no outro dia andando pelas ruas de Lisboa com salto fino, entendi o porque dos saltos grossos dos sapatos. As calçadas de Lisboa são de pedras o que dificulta muito você andar com salto fino, quanto em outra cidades não existe esse tipo de calçamento.

IMG_3801

E ai você percebe que o estilos dos sapatos vai muito mais além do que somente o estilo da pessoa, mas sim a estrutura da cidade.

Espero que gostem do post sobre esses assuntos interessantes analisados por mim.