Hoje venho a pedido de uma leitora. Ela está começando a se maquiar e entrar neste mundo. Então o post vai para ajudá-la e as demais de se interessar pelo assunto. Para muitas se maquiar virar um ritual de desastre, pois tem medo de errar ou não saber. Infelizmente não tem outra opção, a não ser treinar, testar várias vezes. Aquele momento em que você se à frente da televisão sem fazer nada, pegue seu estorninho e comece a se embelezar. Logo logo vc ficará ótima em se auto maquiar. Mas por onde começar?

Primeiramente é se conhecer. Você sabe qual e seu tipo de pele? O que tem de melhor ou pior, o que deseja esconder ou mostrar mais?

Começar a usar prontos para seu tipo de pele faz com que sua make fique magnífica. Não adiantar ter 300 produtos das melhores marcas se não tratar de sua pele diariamente. Ter um bom sabonete, um tônico e hidratante para seu tipo de pele, é o inicio. As que tem preguicinha de limpar o rosto, lhe faço um desafio, faça esse procedimento por 28 dias e depois me fale se não fica no automático.

Sua pele limpa e hidratada podemos começar a maquiar. Já que você não quer se tornar nenhuma profissional na área, mas profissional em seu rosto. Não é preciso investir muito. Para mim os pincéis que você vai precisar são: base, blush, pó, 2 de sombra e chanfrado. Sinceramente, acho que não precisa de mais que esses pincéis.

pinceis-1

pinceis-5

Próxima escolha é a base. Já que você conhece sua pele, precisa decidir em uma base que seja boa para seu tipo de pele. Afinal que tem pele oleosa como eu, sabe que não podemos comprar qualquer base. E o tom? Importante fazer testes, mas caso compre uma base um pouco mais clara, tem o truque do pó para chegar na sua cor. O pincel de base lhe dá uma pele mais corrigida, as que tem pele oleosa, aconselho sempre usar o pincel, pois o calor dos dedos, faz com que aumente a oleosidade e diminua o tempo da sua make.

[caption id="attachment_618" align="alignnone" width="563"]pinceis-2 Pincel para base.[/caption]

Corretivo, eu acho muito opcional por pessoa.Eu particularmente só uso para quando vou fazer uma make mais carregada, não passo diariamente. Porém tem pessoas que gostam e precisam usar diariamente, por sofrer muito com as olheiras. E falar de corretivos vai para outro post, pois para cada tipo de olheira precisa de um corretivo apropriado.

Para o pó tem varias opções, eu particularmente também não uso ele diariamente, pois tento usar uma base com efeito pó, assim a maquiagem fica rápida com um ótimo efeito. Prefiro usar o pincel para pó do que aquela esponjinha que vem, pois acho que a pele fica mais aveludada.

[caption id="attachment_617" align="alignnone" width="563"]pinceis-3 Pincel para pó.[/caption]

Aprendi uma técnica de começar sempre a fazer a make de cima para baixo. Depois de ter feito a pele de seu costume e gosto, vamos para sobrancelha. A correção da sobrancelha tem vários tipos. Algumas pessoas gostam de usar lápis para sobrancelhas ou ainda aquele lápis de B9 de desenho. Se você está se perguntando se funciona, funciona e fica ótimo. Uma opção boa e barata. Há aquelas pessoas que gostam de corrigir com sombra marrom com ajuda do pincel chanfrado. Eu particularmente gosto de todas as opções, porém no dia a dia uso o lápis por ser mais rápido.

[caption id="attachment_612" align="alignnone" width="563"] Pincel chanfrado[/caption]

[caption id="attachment_610" align="alignnone" width="563"]Lápis B9 Lápis B9[/caption]

E as sombras não costumo usar no meu dia a dia, no máximo um delineador para deixar um olhar mais bonito. Delineado difícil? Não, é treino e muito treino. Treinava sempre 2 a 3 vezes na semana ate que percebi que estava boa e que não precisava ficar treinando mais. E por último nos olhos uso muita mascara de cílios. Passo pelo menos 2 ou 3 camadas ate ficar do tamanho que desejo. Uma dica, se você mancha-se ao passar, espere secar totalmente a máscara onde manchou e depois com ajuda do cotonete retire com delicadeza, assim não faz mais bagunça.

[caption id="attachment_614" align="alignnone" width="563"]pinceis-6 Pincel de esfumar.[/caption]

[caption id="attachment_613" align="alignnone" width="563"]Pincel fofinho. Pincel fofinho.[/caption]

O blush no dia a dia uso um bronze, pois quero parecer o minimo maquiada possível. Quero somente apresentar saúde e corrigir defeitos. O pincel é essencial para essa atividade.

[caption id="attachment_616" align="alignnone" width="563"]Pincel blush. Pincel blush.[/caption]

E por último e não menos importante o batom para finalizar. Quem tem lábios mais finos ou gosta de batons escuros aconselho comprar pincel para lábios para fazer contornos perfeitos. Não ha nada mais bonito que um batom bem passado.

[caption id="attachment_611" align="alignnone" width="563"]Pincel para batom. Pincel para batom.[/caption]

Usar a maquiagem e uma delicia, a dificuldade esta nos olhos de quem não tenta ou não treina. Espero que gostem do post e lhe ajude. Quer fazer uma aulinha de auto maquiagem marque seu horário.